GEL PARA PLANTIO DE MUDAS

CONHEÇA O

GEL PARA PLANTIO DE MUDAS HIDROSILO
Tecnologia 100% Brasileira, atóxico e biodegradável!

O gel de plantio para mudas Hidrosilo surgiu como uma alternativa para aqueles que buscam diminuir o impacto da agricultura no meio ambiente.
Ele foi desenvolvido pelo renomado Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila (IGTPAN), um centro de pesquisa focado no desenvolvimento de soluções sustentáveis em polímeros.

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE ESTE INOVADOR PRODUTO BRASILEIRO? 

MAS AFINAL, O QUE É GEL DE PLANTIO?

Bom, antes de mais nada, vamos explicar rapidamente o que é um polímero. Os polímeros são macromoléculas resultantes da união de muitas unidades de moléculas pequenas (monômeros). Uma propriedade muito relevante dos polímeros é que eles são capazes de armazenar grandes quantidades de água em seu interior. 

Você deve estar se perguntando: mas o que isso tem a ver com Gel de Plantio? Tudo! O Gel de Plantio é um polímero super absorvente utilizado na agricultura e no plantio de mudas. Quando é incorporado ao solo ou substrato, ele absorve e retém grandes quantidades de água e de elementos fertilizantes, disponibilizando-os para a planta conforme a sua necessidade. 

É um produto ambientalmente correto e biodegradável que pode ser utilizado com diferentes objetivos. O Gel para Plantio de Mudas aumenta a disponibilidade de água no solo e substrato, fazendo com que as irrigações tenham intervalos mais espaçados, resultando em uma diminuição do consumo de água. 

O Gel de Plantio de Mudas também pode ser utilizado para aumentar a disponibilidade de nutrientes no solo que, ao invés de sofrerem com o processo de lixiviação, ou seja, serem levados pelo escoamento das águas superficiais, esses nutrientes ficam retidos juntamente com a água do gel, sendo posteriormente liberados para a planta. 

HIDROSILO

GEL PARA PLANTIO DE MUDAS – INOVADOR

O Gel para Plantio de Mudas Hidrosilo tem a capacidade de absorver mais de 300 vezes o seu peso em água e assim manter a umidade do solo por muito mais tempo. Ao entrar em contato com a água, o Hidrosilo se transforma em uma substância gelatinosa conhecida como hidrogel. A água armazenada no hidrogel fica disponível para as raízes das plantas, permitindo-lhes realizar suas funções metabólicas.
Após liberar a sua água, o Hidrosilo retorna ao seu estado original, permanecendo com capacidade funcional por até 5 anos, dependendo das condições do solo, já que é um produto biodegradável.

O Hidrosilo, Gel de Plantio de Mudas, também apresenta resistência superior aos SAPs convencionais contra raios UV, podendo ser aplicado em locais com alta incidência de luz solar, sem provocar liquefação do hidrogel ou perda significativa da capacidade de intumescimento.

O Hidrosilo, quando hidratado no solo, se decompõe por efeito dos microrganismos aeróbicos e anaeróbicos em CO2, água e compostos de amônia e potássio. A taxa de biodegradação depende das condições do solo, clima, dos microrganismos, vermes e insetos presentes, podendo ser maior ou menor. Outros fatores como radiação solar e temperatura também acabam auxiliando na degradação do polímero.

É muito importante destacar que o Gel de Plantio de Mudas  Hidrosilo passou por uma série de estudos que comprovaram que esse polímero superabsorvente não é tóxico para plantas e nem animais, garantindo a segurança do seu uso na agricultura.

Algumas das principais vantagens em utilizar o Gel para Plantio de Mudas Hidrosilo:

...

É um produto sustentável de origem reciclada;

...

Devido sua capacidade de reter água, reduz a frequência de irrigação em até 50%;

...

Aumenta o teor de água disponível no solo e reduz a lixiviação dos nutrientes;

...

Reduz a compactação do solo favorecendo o crescimento de raízes;

...

Melhora a aeração e a permeabilidade;

...

É biodegradável, entre inúmeras outras vantagens.

COMO SURGIU

A tecnologia de Gel de Plantio de Mudas sustentável?

Agora que você já sabe o que é Gel de Plantio de Mudas e já conhece um pouco mais sobre esse produto inovador, está na hora de descobrir por quem e como o Hidrosilo foi criado.

O Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila (IGTPAN) é uma instituição privada de pesquisa, constituída judicialmente em 29 de setembro de 2016, mantido com recursos doados pelo seu Fundador e Presidente, Nilton Pereira Alves Granado, e também por empresas parceiras.

O nome do Instituto é uma homenagem a Benedito Granado Pereira, avô do seu Fundador, oriundo de uma família de empreendedores e pioneiros na área farmacêutica e química no Brasil, que possuía até 1978, farmácia com laboratório de fabricação de medicamentos em Consolação, Estado de Minas Gerais.

Um dos principais objetivos do Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila é realizar pesquisas sobre o polímero Poliacrilonitrila (PAN) e beneficiar a sociedade com os resultados obtidos.

Eles também executam, em parceria com empresas ou outras instituições, projetos destinados à inserção da tecnologia da PAN no mercado, introduzindo novos produtos e processos de manufatura mais ambientalmente corretos que os existentes e aproveitando, preferencialmente, matérias primas oriundas de recursos renováveis.

Foi uma dessas milhares de pesquisas realizadas pelo Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila que levou ao desenvolvimento de Polímeros Superabsorventes (SAPs) da marca Hidrosilo, o primeiro no mundo que emprega matérias primas oriundas do processo de fabricação de fibras têxteis, resíduos de fiação, tecelagem e confecção, incluindo também roupas e tapetes descartadas após sua vida útil.

Através de um processo inédito no mundo, patenteado, e sem geração de resíduos tóxicos, os resquícios da cadeia de fibras acrílicas foram transformados em SAPs Hidrosilo, com capacidade de armazenar mais de 300 vezes sua massa em água.

Esta tecnologia, que vem sendo testada a mais de 4 anos e que já foi autorizada para comercialização pelo Ministério da Agricultura do Brasil, levou ao desenvolvimento de SAPs agrícolas para usos diversos, com características diferenciadas aos existentes no mercado, por incorporar na formulação Potássio, Nitrogênio, Fósforo, Enxofre, Cálcio, Magnésio e também micronutrientes.

Explicando melhor, no processo Hidrosilo, o polímero PAN não é reaproveitado para produção de novas fibras, mas sim para produzir sais do ácido poli (acrilico-co-acrilamida) reticulado, como o sal de potássio, que é empregado em agricultura e permite elevado grau de intumescimento, superior a 300g de água por grama do polímero.

SAPs agrícolas derivados do ácido acrílico já são usados a muitos anos e apresentam aumento crescente em agricultura devido à necessidade do uso racional da água e de efeitos climáticos que levam à redução de chuvas em muitas regiões do planeta.

Outro subproduto do processo Hidrosilo na produção do SAP é o sulfato de potássio ou fosfatos de amônio que são utilizados como fertilizantes na agricultura.

O Instituto Granado de Tecnologia da Poliacrilonitrila, em sintonia com a realidade do século XXI, onde cerca de 70% da água doce utilizada no mundo é destinada para agricultura, e com a produção de 2 milhões de toneladas/ano de resíduos acrílicos, principalmente na forma de fibras, focou suas pesquisas para desenvolver uma tecnologia sustentável e limpa para o aproveitamento destes resíduos.

As fibras acrílicas e os resíduos de sua fabricação ao serem descartados no meio ambiente podem levar mais de 100 anos para sua degradação. Portanto, a utilização do Hidrosilo em finalidades agrícolas ou industriais ajuda a contribuir com o meio ambiente por reciclar resíduos têxteis e economizar água de irrigação.

O meio ambiente agradece!

COMO UTILIZAR

O Gel de Plantio de Mudas Hidrosilo?

Não é preciso ser nenhum especialista em agricultura para utilizar o Gel de Plantio Hidrosilo. Ele não precisa, tão pouco, ser aplicado em larga escala, podendo ser usado em pequenas hortas, pomares e até mesmo em vasos de plantas dentro de casa. Afinal, como já vimos, não é um produto tóxico e não oferece risco de contaminação. Porém, é necessário seguir algumas recomendações para um uso seguro e correto.

Para manuseio seguro do Hidrosilo na forma seca, recomenda-se o uso de luvas de látex ou borracha e máscaras especiais para pó, pois em contato com as mucosas do nariz, poderá provocar ressecamento e irritação. Também é necessária a utilização de óculos de segurança, para evitar contato com os olhos.

Na forma de hidrogel, o produto não oferece nenhum tipo de risco ao ser manuseado. Caso entre em contato com a pele, é composto por 99% de água, não causando nenhum tipo de irritação.

O Hidrosilo pode ser utilizado tanto na forma seca quanto na forma hidratada. Após a hidratação, o hidrogel formado é transparente e, dependendo da salinidade da água, pode intumescer mais ou menos. Havendo excesso de água durante a formação do hidrogel, este tende a acumular no fundo do recipiente e poderá ser retirado com uma peneira fina.

Na forma seca, o produto não deve ser colocado em contato direto com a planta, pois poderá provocar a desidratação da mesma.
Quando o Hidrosilo for utilizado na forma seca no solo, é importante sempre fazer a homogeneização para evitar que haja regiões com concentrações diferentes do produto. Para facilitar a distribuição, faça a aplicação quando o solo estiver mais seco. Somente após a utilização do Hidrosilo é que se deve fazer a irrigação do solo para o plantio.

Durante a produção do hidrogel, recomenda-se adicionar o produto lentamente na água para impedir a formação de grumos.

Para aumentar a capacidade de intumescimento do produto quando combinado com fertilizantes salinos, seja na forma seca ou hidrogel, recomenda-se sempre manter o fertilizante abaixo do Hidrosilo, e uma camada de separação com o solo.

Se utilizar o fertilizante misturado ao hidrogel, ocorrerá a liberação de água do produto e serão formadas partículas menos hidratadas e mais consistentes.
Quanto menor a temperatura da água, mais lento é o intumescimento do Hidrosilo.

É necessário tomar cuidado com o Hidrosilo na forma seca derramado no chão, pois em contato com água ele cria uma superfície muito escorregadia, o que pode acarretar acidentes.

Recomenda-se que o produto seja varrido ou aspirado imediatamente, já que ele pode acabar absorvendo umidade do ar.

Após utilizar o Hidrosilo na forma seca, os equipamentos devem ser soprados com ar comprimido ou aspirados para evitar a formação de grumos pela absorção de umidade do ar.

 

ONDE POSSO ADQUIRIR

O Gel de Plantio de Mudas Hidrosilo?

Solicitações de cotações e pedidos devem ser enviadas ao departamento comercial para:
E-mail: comercial@hidrosilomed.com  (Cecília)
Telefone: +55 12 3955-4641
Temos grande satisfação de responder suas perguntas e tirar todas as dúvidas técnicas com relação a utilização e aplicação do Gel de Plantio Hidrosilo. 
 
Você pode entrar em contato pelo endereço de e-mail:
sac@hidrosilomed.com  (Cristiano Pereira)
O Gel de Plantio Hidrosilo pode ser adquirido também através da
Loja Virtual:
https://hidrosilo.lojaintegrada.com.br/
 
Ou pelo Mercado Livre.
O Gel de Plantio Hidrosilo pode ser enviado para todo o território nacional.
 
Embalagens do Gel de Plantio Hidrosilo
O polímero HIDROSILO é comercializado em embalagens de: 250 g, 500 g, 1 kg e 25 kg. Outros tamanhos podem estar disponíveis para compras em grande quantidade. 
Consulte!